PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRINHA EXECUTA PROJETO DE CONSERVAÇÃO DO SOLO

Dia 23/04/2021

Na sexta-feira do dia 16 de abril de 2021, em comemoração ao Dia da Conservação do solo, a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Secretária Municipal de Agricultura em parceria com o Ruraltins, realizou o lançamento do Projeto de Conservação do Solo em Propriedades Rurais no município. O objetivo desta ação constitui-se na orientação dos produtores rurais sobre a melhor forma de uso deste recurso natural de acordo com suas características.

Este projeto consiste na realização de visitas feitas em conjunto com o técnico do Ruraltins. Na ação, foram feitas amostragens de solo das quais serão encaminhadas posteriormente ao laboratório responsável pela análise destas.

A amostragem de solo é a forma mais prática, econômica e eficaz de diagnosticar o nível de fertilidade do solo, possibilitando fazer a recomendação adequada de fertilizantes e corretivos para aumentar a produtividade das culturas, e consequentemente, a lucratividade do produtor. O diagnóstico realizado a partir da amostragem é conhecido como Análise de Solo.

É através dos resultados presentes nesta análise que se faz a recomendação de adubação e calagem. Portanto, o processo de amostragem de solo é muito importante para se obter uma análise de confiança e determinar a necessidade de adubação de cada nutriente que a planta necessita, além de manejar corretamente a química do solo e estabelecer um programa racional de exploração do mesmo.

A coleta pode ser feita em qualquer época do ano, mas o ideal é que as amostras sejam retiradas no mínimo 60 dias antes da adubação. A ação também pode ser realizada no início da estação seca, no caso de culturas anuais, e logo após a colheita, para culturas perenes.

Desta maneira, ações como esta são sempre positivas e trazem grandes benefícios para os produtores proporcionando o crescimento da agricultura local juntamente com a conscientização ambiental.