Dia 23/04/2021

TÍTULO: PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRINHA REALIZA A ASSINATURA DO TERMO DE COOPERAÇÃO COM DEFESA CIVIL ESTADUAL

No dia 20 de abril de 2021, o Prefeito Municipal de Cachoeirinha – TO, Paulo Macêdo Damacena, assinou o Termo de Cooperação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil - CEPDEC com o objetivo de formalizar o compromisso de vinculo para a realização da Capacitação, Treinamento, Formação e Certificação dos Brigadistas do município, para atuarem na prevenção e no combate às queimadas no âmbito municipal.

Durante a assinatura do documento, estavam presentes o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Cícero Marinho Leão e o Coordenador Municipal de Defesa Civil, José Nildo Ribeiro Pereira, que junto a Assessoria Ambiental VRP articularam para formalização do presente Termo de Cooperação.

Quanto a Prevenção e Combate as Queimadas, o município de Cachoeirinha que possui Brigada Municipal atuando todos os anos, teve uma redução de 22,58% dos focos de calor, de acordo com os dados do CBMTO e CEPDEC, o que demonstra a importância da manutenção da Brigada Municipal, assim como das ações de conscientização junto à comunidade local.

Atualmente, o município de Cachoeirinha – TO já possui o Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo, sendo renovado todos os anos, cuja finalidade é firmar acordos com órgãos governamentais e não governamentais, instituições locais e instituições civis, que se comprometem voluntariamente a contribuir com a redução de queimadas no município. Neste contexto o Termo de Cooperação faz parte da Execução do Protocolo do Fogo e das medidas de proteção do Meio Ambiente.

No Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins - NATURATINS é quem faz o papel de mobilizar as instituições e membros da sociedade em geral para a implementação do Protocolo. Cada parceiro participa propondo e executando de forma voluntária, ações de educação ambiental, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate a queimadas, assim como suas consequências.

A Secretária Municipal estará neste ano, desenvolvendo suas atividades em prol da continuidade da redução dos focos de calor, trabalhando sempre com a comunidade e colaborando com os Brigadistas Municipais em seu papel essencial dentro do município.