PREFEITURA MUNICIPAL REALIZADA CAMPANHA DE QUEIMADAS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Dia 01/06/2021

Com o objetivo de conscientizar a população de Cachoeirinha – TO sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha – TO, junto a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil Municipal está realizando a SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE CACHOEIRINHA – TO, entre os dias 31/05 e 04/06. Para realização da Semana Municipal do Meio Ambiente foram programadas diversas ações de Educação Ambiental, visando incentivar a população local a adotar práticas sustentáveis. Dentre as ações tem-se a Campanha Diga Não as Queimadas! A Campanha Diga Não as Queimadas é uma ação realizada com o objetivo de alertar a comunidade local sobre as consequências que as queimadas podem trazer ao meio ambiente e a saúde da comunidade local e incentivar que as mesmas sejam evitadas. Você sabia que as queimadas são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana? As queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente. Outras doenças respiratórias podem ser desenvolvidas pelo contato direto com esses gases, como bronquite, sinusite e rinite. Além de todos esses malefícios, atear fogo no meio ambiente pode ser considerado CRIME AMBIENTAL! Você sabia que a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, configura queimada como crime ambiental? Em seu artigo 54, ela descreve o crime de poluição, que configura o ato de causar poluição, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora. Provocar incêndio em mata ou floresta pode gerar prisão em flagrante. Se você tem o hábito de queimar lixo, mesmo que na sua casa, fique atento! Além de estar provocando vários danos ao meio ambiente e até mesmo a saúde das pessoas, você pode levar uma multa e até mesmo ser preso, sob pena de até quatro anos de detenção. Por isso, seja consciente, evite queimadas, assim você estará protegendo a vida das pessoas que você ama e preservando o ambiente que você vive.