SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REALIZOU AÇÕES EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Dia 10/06/2021

A SEMANA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE CACHOEIRINHA aconteceu entre os dias 31/05/2021 e 04/06/202, nos quais a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal, Câmara Municipal e Ruraltins realizaram divulgações de frases educativas, entrega dos resultados da análise de solo do evento Dia do Campo e Mutirão de limpeza no Ribeirão Cachoeirinha.

A semana foi iniciada no dia 31/05/2021 e contou com a transmissão de uma mensagem educativa, nela foi abordado a Prevenção e Combate a Queimadas por meio de carro de som, o qual atravessou a zona urbana do município de Cachoeirinha divulgando essas informações e dando início a Campanha Diga Não às Queimadas.

Após essa divulgação, no dia 01/06/2021 foi publicado de forma online no site da Prefeitura Municipal a Campanha Diga Não às Queimadas!, ela teve como objetivo levar para toda a comunidade como é relevante para todos aderir práticas que evitem as queimas de resíduos em suas casas, chácaras, fazendas, e outros.

No dia 02/06/2021, a programação teve a entrega dos resultados da análise de solo feita em propriedades rurais no município, esse momento ocorreu na Câmara Municipal e teve também a participação do Ruraltins com a entrega das recomendações técnicas para os proprietários rurais sobre a correção do solo, adubação e melhor cultura a ser plantada. Essas informações são cruciais para uma bom manejo e conservação do solo.

Continuando as ações da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente realizou o Mutirão de Limpeza no dia 04/06/2021 às 07:30 h da manhã junto com a Defesa Civil Municipal nas margens do Ribeirão Cachoeirinha. No local foram recolhidos utilizando de sacos plásticos resíduos como papel, garrafas pet’s, plásticos, latinhas, ferro velho e outros, jogados naquele ambiente, demonstrando que a comunidade tem deixado lixos soltos ao irem até o córrego para lazer.

Todas as ações tiveram o objetivo de promover a Educação Ambiental de forma prática, atentando a comunidade sobre o descarte correto dos resíduos e a importância da preservação da Área de Preservação Permanente do rio. Essas atividades são de alta relevância, pois ajudam a proteger e manter os recursos hídricos, conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, controlar a erosão do solo e consequentemente o assoreamento e poluição dos rios.

Todos juntos para cuidar do meio ambiente!

Fonte: VRP Ambiental, 2021