quinta, 18 de abril de 2024
18/abr/2024

11 DE SETEMBRO DE 2021- DIA DO CERRADO

sexta, 10 de setembro de 2021

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E TURISMO E PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRINHA CELEBRAM O DIA DO CERRADO

No dia 11 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Cerrado, um dos biomas mais ricos e antigos do planeta, com mais de 12 mil espécies de plantas catalogadas e mais de 2,5 mil espécies de animais, entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. O Cerrado é também considerado o berço das águas no Brasil, onde estão as nascentes das maiores bacias hidrográficas do país.
Em razão desta data, a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo comemoram e transmitem a importância deste bioma para a população e para o país, e nos mostra como preservá-lo é essencial.
O Bioma Cerrado é o segundo maior da América do Sul, onde ocupa uma área de 2.036.448, correspondente a mais de 22% do território e é constituído principalmente por savanas. Este bioma abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.
Nas paisagens amplas e lindas do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia, vivem milhares de espécies de animais e plantas que só existem nessa região. Também habitam o Cerrado mais de 14 milhões de pessoas, muitas das quais dependem da agricultura e da pecuária para sobreviver e ajudar a economia a crescer. A “savana brasileira” é, ainda, a caixa d’água do país: concentra as principais nascentes e alguns dos mais importantes afluentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazonas, Paraguai e São Francisco).
O equilíbrio entre o agronegócio e o meio ambiente é necessário, porém, tem sido tenso. A expansão desordenada das atividades do campo provoca desmatamento, perda de habitats e ameaça a disponibilidade de água.
Diante  da relevância do Cerrado, é de grande importância que a preservação do bioma comece com nós mesmos, primeiramente com a conscientização, devemos aprender como usá-lo de maneira sustentável, pensar que antes de ser um potencial econômico para o país, é fonte de vida para comunidades e para os animais.
Além disso, o desmatamento e as queimadas degradam de forma direta o Cerrado, e evitando essas ações, que muitas vezes são feitas de forma desnecessária, estaremos ajudando em sua manutenção e preservação, e não muito menos importante do que não fazer essas ações, é denunciar quem comete também. Por outro lado, podemos cobrar que os órgãos superiores ampliem as Unidades de Conservação, aumentando assim a proteção do bioma