quarta, 24 de abril de 2024
24/abr/2024

14 AGOSTO - DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL

sexta, 13 de agosto de 2021

A Prefeitura Municipal de Cachoeirinha juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, comemoram no dia 14 de agosto, o Dia do Controle da Poluição Industrial. A data foi motivada pela assinatura do Decreto-Lei nº 1.413, em 14 de agosto de 1975, sendo o primeiro instrumento regulatório voltado especificamente ao controle da atividade industrial. Hoje em dia, a poluição ambiental tornou-se uma questão crítica devido ao aumento da demanda por produtos e progresso. Por exemplo, em nosso município o crescimento econômico e social ao longo dos anos vem sendo intenso em consequência principalmente da industrialização, a qual trouxe a piora a cada ano da qualidade do ar, água e solo. Nesse momento, nossas empresas locais devem estar atentas para os lançamentos de resíduos que fazem no ar, no solo e na água, pois esses poluentes que contêm nos despejos líquidos e gasosos são tóxicos, e precisam de tratamento para que não causem problemas para nossa comunidade e para o meio ambiente. É importante frisar a necessidade da conscientização das empresas para aderirem a programas que diminuam a poluição do ar, solo e água. Os despejos líquidos devem ser tratados para retirar ao máximo os resíduos tóxicos antes de serem lançados na água ou solo. A emissão de gases no ar, deve ser vista como problema grave de saúde pública que necessita de constante monitoramento e utilizar filtros para conter os gases tóxicos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo vem trabalhando para conscientizar as empresas locais e a comunidade para diminuir a poluição ambiental em nosso município, afim de assegurar a saúde de nossa população e um meio ambiente preservado.