sexta, 29 de março de 2024
29/mar/2024

Dia Mundial da Água

terça, 22 de março de 2022

A Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, informa que em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujo principal objetivo é promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos, portanto, é um momento para refletir sobre a importância do uso sustentável desse recurso.
A água é um recurso natural de valor inestimável, sendo vital para os ciclos biológicos e para o equilíbrio do meio ambiente. É composta pela molécula H2O, formada por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), e é fundamental para a vida de todas as espécies.
Os seres humanos, são formados por aproximadamente 80% de água. E, para que o organismo funcione adequadamente, é necessário consumi-la diariamente, o que garante a manutenção das funções vitais e a conservação de nossa saúde.
No dia a dia muitas vezes as pessoas, acabam sem perceber fazendo algumas atividades que acarretam no desperdício da água, entretanto necessita-se saber como economizar esse recurso nas diversas atividades diárias, para que possa efetuar ações que preservem esse bem precioso.
Alguns cuidados que se deve ter no dia a dia:
No Banheiro:
  • Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba
  • Não tome banhos demorados
  • Mantenha a vávula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro
  • Conserte os vazamentos o quanto antes.

Na Cozinha:
  • Antes de lavar os pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo.
  • Mantenha a torneira dechada ao ensaboar as louças
  • Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada
  • Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia
  • No Jardim, Calçada e Quintal
  • Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira.
  • Não use mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura
  • Prefira o uso do regador ao da mangueira para regar as plantas.
Na Torneira
  • Nunca deixe a torneira pingando, sempre que necessário troque a “carrapeta”.
  • A perda por vazamento em torneira é muito grande