sexta, 26 de abril de 2024
26/abr/2024

O MUNICÍPIO DE CACHOEIRINHA CELEBRA COMEMORA O DIA DO ÍNDIO

terça, 19 de abril de 2022


No dia 19 de Abril, é celebrado o Dia do Índio, esta dia é bem significativo para o Brasil e outros países do continente americano. A data surgiu em 1940, devido a protestos dos povos originários, quando um congresso organizado se propôs a debater medidas para proteger os indígenas no território.
A comemoração do dia do índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Estando aqui, muito tempo antes de os colonizadores europeus e dos escravos africanos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e sabores que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira.
O Estado do Tocantins possui uma população étnica indígena muito diversificada. Possuindo ao total cerca de oito etnias indígenas: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá Canoeiros. 
As aldeias pertencentes aos povos indígenas estão situadas no estado, espacialmente, em diferentes regiões tocantinenses nas terras indígenas oficialmente demarcadas. Nas reservas do Município de Cachoeirinha, os Apinajés, são a etnia que atualmente vivem na região.
Os indígenas do município de Cachoeirinha, sobrevivem da agricultura de subsistência, da caça e da coleta de babaçu, extraem óleo das amêndoas, fabricam utensílios domésticos e cobrem suas casas com a palha. Também produzem artesanato de sementes.
Assim, a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo ressaltam que é sempre relevante relembrar esta data. Inclusive, lembrando a todos da importância de se preservar a identidade, dos direitos e a cultura das populações indígenas no país, povo que é parte importante na formação da cultura brasileira.
 
x

Endereço

Rua 21 de Abril, 1525 - Centro
Cachoeirinha - TO

Contato:

(63) 3437-1248
prefeitura@cachoeirinha.to.gov.br

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
07:00 às 13:00

Responsável pelas Informações:

Wátila Nunes Leão

CNPJ: 25.064.064/0001-87

Desenvolvido por:

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. De acordo com a nossa Política de Privacidade ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Ver Termo