sábado, 20 de abril de 2024
20/abr/2024

CACHOEIRINHA REALIZA A APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO

quinta, 20 de abril de 2023

Nesta terça-feira, 11 de abril, foi realizado a Apresentação do Diagnóstico Participativo de Cachoeirinha – TO. Esse evento foi organizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Meio Ambiente e Turismo em parceria com o Governo Federal, Universidade Federal do Tocantins- UFT, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins – FAPTO.

O município atualmente está em processo de elaboração do seu Plano de Saneamento Básico - PMSB. Ele é o planejamento integrado do saneamento básico considerando seus quatro componentes: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, coleta de lixo e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, possuindo o horizonte de 20 anos.

A apresentação do Diagnóstico Participativo foi uma das etapas que estão sendo realizada ao longo desse processo. Além disso, ainda falta as seguintes fases, Prospectiva e Planejamento Estratégico, Programas, Projeto e ações, Plano de Execução, Ações de Emergência e Contingência, Indicadores de Desempenho do PMSB, e por último a aprovação do PMSB.

O evento iniciou as 15:00 horas da tarde e foi transmitido online pelos canais no Youtube “PMSB TOCANTINS” e Sistema Conferência Web, além de presencialmente na Câmara Municipal de Cachoeirinha.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Cícero Marinho, “Queremos esse ano que o município consiga implantar o PMSB que será muito importante para o planejamento dos próximos anos do município”, além disso, ele complementa que, “o evento teve um retorno positivo com grande participação da comunidade que aproveitaram a ação e se interessaram pelos assuntos apresentados.”

A gestão está empenhada em realizar mais ações em conjunto para a proporcionar a melhoria no saneamento básico no município de Cachoeirinha do Tocantins, e assim garantir a comunidade um melhor desenvolvimento.