sábado, 04 de maio de 2024
04/mai/2024

CAMPANHA "COMBATE AS QUEIMADAS": PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É RESPONSABILIDADE DE TODOS!

segunda, 04 de setembro de 2023

Com as chuvas escassas e temperaturas elevadas, a vegetação e o solo tornam-se mais sensíveis à combustão, aumentando consideravelmente os riscos de incêndios e causando danos ao meio ambiente e à saúde pública. Visando conscientizar a comunidade local sobre as consequências do uso do fogo, a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha está realizando a Campanha “Combate as Queimadas”.
A sua conscientização pode ser um dos pilares desta iniciativa, destacando que as queimadas não apenas prejudicam o meio ambiente, mas também configuram um crime ambiental, passível de multa e/ou detenção, conforme a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998. O engajamento da nossa comunidade desempenha um papel crucial na prevenção desses incidentes.
Você pode contribuir através de ações simples como: não queimar os resíduos sólidos, tais como folhas e galhos secos, não jogar bitucas de cigarro nas estradas e proteger a sua propriedade e criação através da construção de aceiros, uma técnica que envolve a criação de faixas de terra sem vegetação sendo uma das maneiras de reduzir o risco de incêndios acidentais e contribuir para a preservação ambiental.
A queima do lixo doméstico ou próxima a áreas vegetadas também deve ser evitada, pois além de prejudicar o solo e a água, representa riscos ao ecossistema local e à saúde. A fumaça proveniente desses incêndios não apenas prejudica o ar, mas também agrava as doenças respiratórias.
Vamos lembrar que nossas ações têm um impacto direto em nosso entorno. Ao optar por práticas conscientes e sustentáveis, estamos investindo na preservação da natureza e na qualidade de vida de todos os moradores de Cachoeirinha.
Por isso, seja consciente, proteja vidas e preserve o meio ambiente.

Rua 21 de Abril, 1525 - Centro
Cachoeirinha - TO